A Bahia registrou, de 1º de janeiro a 10 de fevereiro de 2024, 7.355 casos de dengue, o que representa um aumento de 4,8% no comparativo com o mesmo período do ano passado.
Além disso, hoje, segundo informações da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 23 cidades estão com epidemia de dengue no estado. São elas: Anagé, Belo Campo, Bonito, Botuporã, Brejões, Condeúba, Encruzilhada, Feira da Mata, Ibiassucê, Ibicoara, Ibitiara, Igaporã, Ipiaú, Iramaia, Irecê, Jacaraci, Matina, Morro do Chapéu, Mortugaba, Novo Horizonte, Piripá, Rodelas e Vitória da Conquista.
Outras 20 localidades são consideradas áreas de alerta.
VACINA
A Bahia recebeu mais de 120 mil doses da vacina contra a dengue, enviadas pelo Governo Federal, para atender 44 municípios, sendo o público determinado de 10 e 11 anos.
A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, se reuniu com as equipes de vigilância e das áreas assistenciais para tratar do cenário epidemiológico da dengue no estado, e reforçou o pedido para que toda a população esteja envolvida e comprometida para prevenção e cuidados para a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya.
O Governo da Bahia está trabalhando em parceria com a UPB e o Cosems-BA com orientação e assistência para os municípios.
Além das ações realizadas pelos agentes de saúde, a população pode adotar medidas simples, como: uso de telas nas janelas e repelentes em áreas de reconhecida transmissão; vedação dos reservatórios e caixas d‘água e desobstrução de calhas, lajes e ralos.