Segundo a Associação Brasileira de Indústria Óptica (Abióptica), quatro em cada dez brasileiros optam por óculos de sol “piratas”. Esses acessórios falsificados podem até atrair por preços mais baixos, mas, segundo os especialistas, nesse caso, “o barato sai caro”. Médicos oftalmologistas fazem o alerta: se for curtir o Carnaval de dia, use um óculos com certificação de proteção contra a radiação ultravioleta A e ultravioleta B.
“Os óculos mais adequados são aqueles que oferecem proteção contra os raios ultravioletas, caracterizados pela presença da proteção UV 400”, alerta a oftalmologista Fernanda Fernandes. Em conversa com a equipe da AratuOn, Fernanda esclareceu que a qualidade do óculos não está no valor “A eficácia dos óculos de sol não está diretamente ligada ao preço. Modelos acessíveis também podem oferecer proteção eficaz, desde que possuam lentes de qualidade”.
PROTETOR SOLAR
Cuidar da pele durante o Carnaval é outro cuidado fundamental. Os foliões passam horas sob radiação solar e é importante não esquecer de cuidar da pele nesse período festivo que inclui exposição prolongada ao sol. “O uso do protetor solar ajuda a bloquear a ação dos raios solares, sendo a principal forma de prevenir do câncer de pele e do envelhecimento, e mesmo nos dias nublados tem que ser um aliado para os foliões”, explica a dermatologista Marília Acioli.
Marília alerta ainda para a necessidade de reaplicação do protetor solar pelos foliões. Segundo ela, o produto diminui a eficiência e, para garantir a eficácia completa, é preciso passar o filtro de tempos em tempos. “Ele deve ser reposto a cada aplicação ser feita mais ou menos de 15 a 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado de duas em duas horas”, esclatece médica .“Essa reposição pode ser feita inclusive com pó compacto que tenha fator de proteção, mas lembrando que o pó compacto não substitui aquela primeira aplicação no começo do dia. Para o rosto, o FPS deve ser sempre acima de 30”.