Foto: Kremlin (via Wikimedia Commons)
Durante uma reunião do Brics realizada nesta terça-feira (21), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente da China, Xi Jinping, defenderam que o conflito entre Israel e Hamas chegue ao fim o mais rápido possível. No evento, ambos os mandatários reforçaram que preservar a segurança dos civis deve ser uma prioridade.
Ao discursar, Putin criticou a política dos Estados Unidos para o Oriente Médio, considerada por ele como ineficaz, já que a gestão americana costuma se posicionar a favor de Israel em votações na Organização das Nações Unidas (ONU).
“Apelamos para os esforços conjuntos da comunidade internacional, com o objetivo de diminuir a escalada da situação, um cessar-fogo e encontrar uma solução política para o conflito palestino-israelense. Os Estados do Brics e os países da região poderiam desempenhar um papel fundamental nesse trabalho”, afirmou o presidente russo.
Xi Jinping também defendeu o cessar fogo imediato. O mandatário chinês ainda fez um apelo à comunidade internacional em nome dos cidadãos de Gaza e reféns, para que os ataques deixem de ocorrer na zona de conflito e as vidas de inocentes sejam poupadas.
“É também imperativo garantir a passagem segura e tranquila da ajuda humanitária, expandir a assistência humanitária aos residentes de Gaza e acabar com o deslocamento forçado, bem como os cortes de água, eletricidade e transportes de petróleo”, acrescentou Xi.