Foto: UNRWA/Mohammed Hinnawi
A Agência de Assistência e Obras das Nações Unidas — mais conhecida pela sigla UNRWA, em inglês — afirmou que as ações humanitárias realizadas pelo órgão em Gaza podem ser encerradas nesta quarta-feira (25), caso nenhum combustível seja enviado ao território até o final do dia.
Segundo a porta-voz da UNRWA, Juliette Touma, Gaza precisa receber pelo menos 160 mil litros de combustível diariamente para atender as necessidades básicas da população. É o combustível que torna possível a água ser bombeada ou dessalinizada, transformando ela em potável, por exemplo. Com a escassez, diversos cidadãos em Gaza estão bebendo água suja ou salgada como alternativa.
“Se não conseguirmos combustível com urgência, seremos forçados a interromper as nossas operações na Faixa de Gaza”, anunciou a UNRWA através das redes sociais. “As entregas de combustível devem ser permitidas para garantir que as pessoas tenham água potável, os hospitais possam permanecer abertos e as operações de ajuda que salvam vidas possam continuar”, concluiu.
Novas entregas de combustível em Gaza foram impedidas pelo governo israelense. Ao ser questionado sobre o assunto, o porta-voz das Forças de Defesa de Israel (FDI), contra-almirante Daniel Hagari, declarou que “se os hospitais estiverem em apuros, então eles [UNRWA] deveriam falar com o Hamas”, disse Hagari, alegando que os combustíveis foram roubados pelo grupo.