Foto: Senado/Pedro França/Roque de Sá/ Câmara/Zeca Ribeiro/Vinicius Loures
O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), um órgão de assessoria dos sindicatos brasileiros, divulgou um ranking com os 100 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional, entre eles estavam nove políticos baianos.
Entre os 29 senadores listados, dois dos três baianos foram citados como influentes: Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD). Já dos 71 deputados federais da lista, sete eram da Bahia: Adolfo Viana (PSDB), Alice Portugal (PCdoB), Antonio Brito (PSD), Arthur Maia (União), Daniel Almeida (PCdoB), Elmar Nascimento (União).
A Bahia ficou atrás apenas de São Paulo, com 17 no ranking, e do Rio de Janeiro, com 11. Dos 100 listados, 69% pertencem à base do governo Lula (PT) e 31% à oposição. O PT e PL lideram o ranking como o primeiros e o segundo partido respectivamente com maior quantidade de parlamentares influentes no Congresso.
Segundo o Diap, o protagonismo no processo legislativo é apontado levando em conta a capacidade de conduzir debates e negociações, de elaborar e projetar propostas, além de liderar as tomadas de decisões.