Publicidade
Camaçarí / BA - 21 de Novembro de 2024
Publicado em 25/12/2021 19h03

Seinfra Camaçari apresenta balanço de ações de manutenção realizadas em 2021

.
Por: Visão Diária Ascom

Para manter Camaçari em boas condições de infraestrutura, durante o ano de 2021 foram realizados uma série de serviços relacionados à manutenção da sede e costa do município, assim como a execução de ações preventivas na cidade. Mesmo com os inúmeros desafios enfrentados devido aos impactos causados pela pandemia da Covid-19, a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) realizou intervenções como operação tapa-buraco, limpeza de canais e fossas sépticas, ampliação e manutenção da rede de drenagem, melhoramento de ruas, que correspondem a uma parcela dos trabalhos desenvolvidos pela pasta. As melhorias para manter a cidade ordenada foram desenvolvidas por meio da Diretoria de Manutenção e Drenagem (DMD).

Mais de 7.340 solicitações de limpezas de fossas sépticas foram realizadas entre a sede e a costa do município. Deste total,  4.778 sucções na sede e 2.571 na costa. O serviço é ofertado pela prefeitura e destinado ao público em situação de vulnerabilidade social que ainda não possui saneamento básico e sistema de esgotamento sanitário nas residências. A benfeitoria não contempla condomínios, imóveis comerciais e prédios. Os trabalhos foram redobrados com objetivo de proporcionar mais qualidade de vida para os munícipes.

Já durante a operação tapa-buraco, mais de 780 solicitações de melhorias com a remoção do asfalto velho ao redor do buraco, e devido preenchimento com asfalto novo foram executadas. Ao longo da semana, os serviços são realizados em diversos pontos da cidade, conforme a demanda. Essa é uma das maneiras de conservar as ruas, avenidas e travessas da cidade.

De acordo com os técnicos da Seinfra, paralelo às intervenções, também ocorreram mais de 630 manutenções do sistema de drenagem existente, com a realização de troca de tampas e tubulações danificadas, assentamento de tampas de concreto, recuperação da rede por conta da fuga de material e desobstrução de caixas, instalações e/ou substituições de grelhas, limpeza de caixas e calhas. As ações têm a proposta de fazer com que as águas pluviais sejam direcionadas para um local apropriado, sem que haja transtornos para a população.

Ainda sobre o serviço de drenagem, os investimentos foram redobrados com a ampliação da rede, que resultou em 13 obras de macrodrenagem para dar mais fluidez ao escoamento das águas pluviais e proporcionar mais qualidade de vida aos munícipes de Camaçari. Na região da costa, foram executados os serviços de instalação de aduelas nas ruas das Flores, em Jauá; na Alameda Sabiá, entre as comunidades de Vila de Abrantes e Jauá; ruas Nazaré, Estiva de Buris, Parque Verde, e na Travessa da Fonte, em Vila de Abrantes; Simara Ellery, em Catu de Abrantes; e Itaipu, em Monte Gordo.

Na sede, as benfeitorias ocorreram nas ruas Bahia, no Nova Vitória; Açaí e Marques, no Parque Real Serra Verde; na Estrada 25, no Jardim Limoeiro; e na Avenida Lauro de Freitas, no Parque Verde I. Além dessas melhorias, também foram realizadas em diversos pontos, obras de microdrenagem, contemplando moradores das localidades de Vila de Abrantes, Monte Gordo, Parque Satélite, Jaraguá, Parque das Palmeiras, Gravatá, dentre outros locais. As ações são efetuadas de forma preventiva, com a finalidade de evitar alagamentos e transtornos para a comunidade local.

A secretaria também desempenhou medidas preventivas com a finalidade de evitar alagamentos e transbordamento dos rios através da limpeza periódica de canais, tendo sido beneficiados mais de 45 pontos com o desassoreamento, que consiste na remoção de dejetos acumulados, areias e dentre outros resíduos sólidos de rios, lagos e córregos, que podem prejudicar o correto funcionamento do sistema de escoamento da água. Para a realização desta atividade, os profissionais fazem o uso de maquinários como retroescavadeira e escavadeira hidráulica.

Limpeza mecânica e manual ocorreram em canais da Rua Bela Vista, no bairro da Gleba B, próximo ao complexo Cidade do Saber; da Avenida Vereador Dilson Magalhães, no Nova Vitória; da Rua Delegado Clayton Leão Chaves (antiga da Rodoviária), próximo a 18ª Delegacia Territorial, no Centro da cidade; no bairro do Novo Horizonte; Fonte da Caixa; canal 2 da Maria Meire, no trecho entre a Avenida Vereador Dilson Magalhães (Natal) até a Rua Bahia; da Via Parafuso até a Rua Padre Paulo Tonucci, no Nova Vitória, dentre outros.

As obras efetuadas na cidade demonstram o empenho da administração municipal em cuidar de quem mais precisa e alavancar o desenvolvimento urbano da cidade.

Comente essa notícia