Publicidade
Camaçarí / BA - 24 de Novembro de 2024
Publicado em 11/09/2023 20h11

Caso Bernadete Pacífico: governador fala sobre buscas por 2º executor e diz que pedidos de proteção a quilombolas aumentaram na BA após crime

Jerônimo Rodrigues ainda contou que busca ajudar Polícia Federal a elucidar morte do filho da líder quilombola.
Por: G1 Bahia

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, disse, na manhã desta segunda-feira (11), que a Secretaria de Segurança Pública do estado (SSP-BA) segue em busca do segundo executor de Mãe Bernadete e da motivação do crime. Apesar de não detalhar em números, ele ainda afirmou que pedidos de proteção a quilombolas aumentou na Bahia, após a morte da liderança no final de agosto.

 

  •  

 

 

“Nós estamos no encalço daquele outro. Segundo informações foram dois (executores) e a determinação minha ao secretário de Segurança Pública e à delegada-geral é que a gente vai atrás. Não descansaremos enquanto não entregarmos à sociedade brasileira e baiana este outro criminoso”, disse o governador.

 

De acordo com Jerônimo Rodrigues, o governo da Bahia também tem discutido com a ministra Rosa Weber e os ministros Flávio Dino e Rui Costa formas da polícia baiana ajudar a Polícia Federal nas investigações do assassinato do filho de Mãe Bernadete, Binho, em 2017. O crime ainda não foi elucidado.

 

 

“A investigação vai apertar o suficiente para descobrir qual a motivação, se tem, e quem são os mandantes”, afirmou nesta segunda.

 

"Eu estou colocando a inteligência nossa, e as investigações nossas para ajudar a resolver o problema da investigação da morte do jovem Binho. Como está com a responsabilidade federal, nós queremos ajudar”, completou.

 

O governador da Bahia informou que depois da morte da mãe Bernadete, a gestão estadual passou a receber mais pedidos de proteção para outras comunidades quilombolas na Bahia.

 

O gestor estadual falou sobre outros casos de violência no estado, como a chacina de Mata de São João, que terminou com 10 mortos. Jerônimo disse ter cobrado celeridade nas investigações, mas lamentou não ter conseguido evitar o crime.

 

“Foi dentro de casa. Não tem como a gente colocar policial de casa em casa”, disse.

 

 

 

 

Prisões de suspeitos

 

Na semana passada, três homens foram presos na Bahia pelo envolvimento na morte da líder quilombola e ialorixá Bernadete Pacífico. O crime foi cometido na noite de 17 de agosto, no Quilombo Pitanga dos Palmares, em Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

 

O anúncio das prisões foi feito pelo secretário Marcelo Werner, nesta segunda-feira (4), durante coletiva da Secretaria de Segurança Pública do estado.

A delegada-geral da Polícia Civil, Heloísa Brito, e a diretora-geral do Departamento de Polícia Técnica, perita criminal Ana Cecília Bandeira, também participaram do anúncio.

 

De acordo com a SSP, os presos têm diferentes participações no crime:

 

 

  1. Suspeito de ser um dos executores do crime;
  2. Suspeito de guardar as armas do crime e preso por porte ilegal de arma de fogo;
  3. Suspeito de receptação dos celulares da líder quilombola e de familiares, roubados durante o homicídio.

O governador falou sobre os casos de violência na Bahia que tiveram repercussão nacional, durante a entrega de viaturas na manhã desta segunda-feira. Policiais Militares receberam 130 novas viaturas, 15 delas semiblindadas.

 

Quarenta veículos que serão usados pelas unidades dos Comandos de Policiamento Regional da Capital (CPRCs) Central e RMS foram entregues em Cajazeiras. Outros 40 destinados para equipes do Comando de Policiamento de Apoio Operacional (CPAq) e dos CPRCs Atlântico, BTS e RMS foram apresentados em Paripe.

 

Jerônimo Rodrigues ainda entregou mais 50 viaturas em Periperi, para as unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE), do Comando de Policiamento de Missões Especiais (CPME), do CPRC BTS e do CPAp.

 

Segundo o governo, o custo das viaturas foi de R$ 5,8 milhões. Os veículos serão usados para o reforço da segurança em Salvador, Candeias, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Vera Cruz, Pojuca, Dias D’Ávila, Lauro de Freitas, Mata de São João e Camaçari.

Comente essa notícia