Em virtude da antecipação da viagem de retorno, após quatro dias de viagem em Portugal, na tarde desta quarta-feira (19/7), o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo, e o vice-prefeito, José Tude, assinaram o Termo de Retransmissão de Cargo, cumprindo as formalidades legais. O regresso antecipado deu-se em razão das condições de saúde da sogra do gestor municipal, que se encontra hospitalizada.
Ao parabenizar o então prefeito em exercício, pelos trabalhos que realizou no período em que esteve ausente da administração pública municipal, Elinaldo agradeceu ao seu substituto, e afirmou que uma nova viagem está prevista, ainda para este ano. "Devemos voltar para Portugal em novembro, quando participaremos de um grande evento, promovido pela empresa Portugal Invest. Daqui, vamos levar representantes de empresas, de associações e câmaras comerciais, e outras entidades, com o objetivo de atrair investimentos para o nosso município", destacou.
De acordo com o prefeito, os trabalhos no país europeu começaram, efetivamente, na segunda-feira (17/7), quando ele e comitiva cumpriram extensa agenda de reuniões e visitas. "O primeiro dia foi muito produtivo. Logo pela manhã sentamos com a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa; também trocamos ideias com a equipe da Invest Lisboa, que tem um programa de atração de investimentos parecido com o nosso. Esta viagem foi muito importante para mim, e em pouco tempo, aprendi muito".
Elinaldo também lembrou da visita ao hotel Vila Galé Collection Palácio de Arcos, localizado em Paço de Arcos. "Eles vão fazer um investimento de mais de R$ 12 milhões nos próximos 18 meses, e isso vai ser importante para fortalecer o turismo em nossa costa", comemorou, citando ainda sobre o memorando de entendimento assinado com a empresa Quinto Energy, para discutir a viabilidade de instalação da usina de H2V no município. "Esta empresa trabalha com energias renováveis, energia solar e eólica, e vai trabalhar com hidrogênio verde. Estamos nas tratativas para que venha para cá".
Apesar da viagem de retorno acontecer antes do previsto, o gestor municipal explicou que os trabalhos para atração de investidores continuam em Portugal, onde o secretário do Desenvolvimento Econômico, Waldy Freitas, segue cumprindo agenda até sexta-feira. "Hoje mesmo, nosso secretário teve com a Cordebrás, que também vai ampliar sua planta em operação no município", explicou, afirmando também, que "os trabalhos para atrair investidores para Camaçari devem chegar aos Estados Unidos e China, em alguns meses", finalizou.
Desejando boas-vindas para o prefeito, ao assinar os documentos oficiais, Tude brincou, "está entregue". O vice-prefeito deve continuar realizando os trabalhos que já estavam programados em sua agenda, durante os próximos dias.
Foto: Jean Victor