Chegou ao fim o 1º Ciclo de Oficinas de Participação Social para elaboração e revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras. Durante todo o mês de junho, gestores municipais e membros da comunidade se reuniram, em nove encontros na sede e costa do município, para discutir e construir diretrizes fundamentais em diversas áreas como, urbanização, habitação, mobilidade e preservação ambiental, entre outros. A última atividade ocorreu na Costa de Camaçari, em Monte Gordo, na Escola Municipal Amélia Rodrigues.
As oficinas são encontros específicos realizados com a participação da comunidade, onde são discutidos temas relevantes relacionados ao Plano Diretor, com o objetivo de obter contribuições e ideias para a revisão do documento. Além de serem importantes para promover o diálogo entre os diferentes agentes sociais e para garantir que as demandas da comunidade sejam consideradas no processo de elaboração do PDDU.
Durante este ciclo, foram debatidos diversos temas relacionados ao desenvolvimento urbano. Questões como a expansão da cidade, a regularização fundiária, a mobilidade urbana e a preservação histórica e ambiental foram analisadas de forma detalhada e criteriosa pelos participantes.
Presente no último encontro, realizado nesta sexta-feira (30/6), Marcos Conceição, morador da localidade do Itaipú, definiu o momento como importante. "Eu achei bom. Esse projeto aqui, explica a situação que a gente está passando no momento, uma situação importante para a comunidade. Eu gostaria que acontecesse mais vezes, e que tivesse mais pessoas participando, para poder entender qual o fundamento do PDDU hoje para nós moradores, e para a gente entender e ajudar mais nessa elaboração", disse.
Presidente da Associação de Moradores do Itaipú, Adilson Ferreira parabenizou a iniciativa. "Os profissionais envolvidos no processo de revisão do PDDU estão de parabéns. Fizeram um trabalho aqui importante, de nos escutar. Interagiu com a comunidade, veio até aqui na nossa localidade", celebrou.
O PDDU é um instrumento fundamental para nortear o crescimento ordenado e sustentável da cidade. Por meio dele, é possível estabelecer políticas públicas que garantam o bem-estar da população, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida de todos os cidadãos.
A gestora da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), pasta responsável pela elaboração da revisão do Plano Diretor, Andréa Montenegro, os encontros encerraram de maneira positiva. "Muito feliz com o resultado. Estive presente em todas as nove oficinas, conversando, ouvindo as pessoas e percebi uma participação popular jamais vista em um processo como este. Vamos agora, continuar com o trabalho e, em agosto, voltaremos com mais atividades públicas. Teremos audiências, fóruns temáticos e o segundo ciclo de oficinas", destacou.
Também participaram da última oficina, o presidente do Conselho Municipal do Meio Ambient (Comam), Joel Pereira, o superintendente de Ordenamento e Fiscalização de Uso do Solo (Suofis), Pedro Cezar Archanjo e o vereador Vaninho da Rádio.