Foto: Agência Brasil/José Cruz
O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), afirmou nesta quinta-feira (15), que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai lançar em julho um programa para disponibilizar internet em todas as escolas públicas do Brasil.
Em coletiva de imprensa, após reunião ministerial, o chefe da pasta afirmou: "[Vamos anunciar] ações na área da educação, para levar banda larga para 100% das escolas no país, inclusive as escolas rurais. Todas as escolas terão [internet] até o final do mandato do presidente".
O ex-governador da Bahia completou afirmando que o programa irá envolver os ministérios da Educação e de Comunicações. Também deve contar com apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), além de usar recursos do Fust (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações) para custear a banda larga. Este fundo tem a finalidade de proporcionar recursos destinados ao cumprimento das obrigações de universalização de serviços de telecomunicações.
Em 2022, 94% das escolas públicas de ensino básico possuíam acesso à internet, segundo levantamento do Gape (Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas), da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). As escolas em áreas urbanas são as que atingem o maior número, com 98,8%. Já as escolas localizadas em área rural, o levantamento aponta que há 86% de escolas conectadas com o mundo digital.