Foto: Nelson Jr./SCO/STF
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, contou que torce para que o Brasil não volte a presenciar eleições polarizadas no nível das que ocorreram no ano de 2022. A declaração do magistrado foi feita durante um encontro de representantes de tribunais regionais eleitorais, nesta sexta-feira (2), em Belo Horizonte.
"Sou extremamente otimista, até porque corintiano quem não é otimista não é corintiano. Espero que não tenhamos nunca mais eleições tão polarizadas. Discurso de ódio tão violento. Adversário político não é inimigo que precisa ser abatido. Adversário político precisa ser vencido”, declarou Moraes.
Além disso, o ministro contou que a Corte Eleitoral precisou adotar uma postura mais intensa na organização do pleito nas últimas eleições, saindo de uma conduta “tradicionalmente minimalista, para atuar no combate dessas verdadeiras milícias digitais".
Segundo Moraes, outro motivo que impulsionou o posicionamento incisivo do TSE foi a mobilização feita por parte do empresariado contra a liberdade do voto. "Ocorreu assédio eleitoral. É inimaginável no século 21, empresários, eu diria, perderam totalmente a noção, respeito, medo, depois ganharam medo de novo, né? ", complementou.