Começou nesta quinta-feira (30/3), com o tema "Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia", a 10ª Conferência Municipal de Saúde de Camaçari organizada pelo Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria da Saúde (Sesau) de Camaçari. A conferência segue até esta sexta-feira (31/3), na Câmara Municipal de Vereadores.
O secretário da Sesau, Elias Natan, ressaltou a importância da conferência. "Aqui é onde a população, através dos delegados, discute propostas para transformar o serviço de saúde e o acesso a eles. Com certeza sairemos daqui com muitas propostas positivas para continuarmos transformando para melhor o serviço de saúde".
Subsecretário de Saúde, Luiz Duplat destacou em sua fala a forma como estava a saúde sete anos atrás e os avanços ao longo desse período. "Vivíamos um caos com unidades de saúde caindo aos pedaços, menos de 15% do estoque de medicamentos, consultórios odontológicos fechados, entre outras situações. Hoje temos uma realidade completamente diferente com unidades requalificadas, consultórios odontológicos voltando a funcionar, novos serviços como os Centros de Atenção à Saúde da Criança e da Mulher, o Multicentro de Especialidades de Monte Gordo, dentre tantos outros", contou.
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Paulo Costa destacou a importância de discutir o refinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS). "Além disso, precisamos falar sobre a atualização da tabela SUS, o acesso aos serviços de forma digna e humanizada. Precisamos sair daqui com pautas que cobrem do governo federal a execução das políticas que ele mesmo cria e não dá condições aos municípios de executarem", disse.
Ao final da conferência serão escolhidos os delegados municipais que representarão Camaçari e levarão as pautas municipais para a Conferência Estadual.
Confira a programação desta sexta-feira:
Sexta-feira (31/3)
8h30 – Acolhimento - Orientação sobre a metodologia de trabalho.
9h - Leitura, qualificação e priorização do caderno de propostas.
11h – Intervalo.
11h20 - Leitura, qualificação e priorização das novas propostas.
12h30- Intervalo para almoço.
13h30 - Leitura, qualificação e priorização das novas propostas (continuação).
15h- Intervalo.
15h20 - Plenária final.
• Leitura das propostas priorizadas em cada eixo para a etapa estadual.
• Leitura das moções.
16h - Escolha dos delegados para a Conferência Estadual de Saúde.
16h30 - Posse da mesa diretora do Conselho Municipal de Saúde – Biênio 2023 e 2024.
16h45 - Encerramento e atividade cultural.