Durante seu discurso no Lide Brazil Conference - evento voltado para grupos de líderes empresariais - nesta segunda-feira (14), o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, falou sobre a importância do combate à desinformação com o intuito de preservar a democracia brasileira.
"Quero salientar, em relação a liberdade e a democracia, o papel importantíssimo e necessário que o Legislativo terá e [que] o Judiciário vem fazendo no combate a desinformação. Não é possível que nós não tenhamos consciência que a desinformação, o discurso de ódio, discursos preconceituosos, discursos agressivos nas redes sociais, vão e vem corroendo a democracia”, afirmou Moraes.
O ministro também demonstrou indignação com as pessoas que disseminam informações falsas nas redes sociais, mas que, apesar de não seguirem o conceito de liberdade de expressão - aquele que é utilizada com a responsabilidade - não sofrem consequências por suas ações. Moraes classificou esse grupo de internautas como prejudiciais à população como um todo e aos profissionais de imprensa.
“Essas redes sociais, essas pessoas, supostamente pertencem à imprensa, acabam se misturando com a imprensa séria, tradicional; só que a imprensa tradicional tem responsabilidade, pode eventualmente ser responsabilizada e por isso ela tem respeitabilidade”, ressaltou.