Aproximar a saúde da população, garantindo o acesso a serviços de qualidade, é o que a Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria da Saúde (Sesau), realiza por meio do projeto Sesau no Seu Bairro, que neste sábado (27/8), teve a sua 3ª edição realizada no Parque das Mangabas.
A ação contou com a oferta de vários serviços como: consultas médica e de enfermagem; saúde bucal; preventivo; testes rápidos; autoteste de HIV, acompanhamento do Auxílio Brasil, auriculoterapia, fitoterapia, orientação nutricional e da saúde do trabalhador, vacinação animal e castração de cães e gatos, Ouvidoria SUS e recadastramento do cartão SUS municipal.
Tendo uma boa adesão por parte dos moradores, o Sesau no Seu Bairro, que já passou pelo Jardim Limoeiro e por Coqueiros de Arembepe, de acordo com Tatiane Pires, coordenadora do Distrito Sanitário da Sede, está tendo resultados muito positivos. "A população fica muito satisfeita porque em uma ação de saúde ela consegue tanto ter os serviços de promoção quanto de prevenção".
Quem aproveitou o sábado para levar os animais para tomar vacina foi Janice do Carmo. Ela é dona da cadela Chica e da gata Mia, e disse que como não tinha tempo, encontrou na atividade a oportunidade de cuidar dos pets. "Essa foi uma ação muito boa para o bairro e estávamos precisando Agora estou mais tranquila prevenindo as duas, e já agendando para fazer a castração", ressaltou.
Um dos serviços mais procurados foi o de saúde bucal, e quem não perdeu tempo foi Marivan Valeriano. "Eu estou há muito tempo precisando fazer um tratamento, porque eu preciso recuperar um dente que eu perdi após um acidente, e por isso, para mim, a ação está linda, até então não tinha isso no bairro e o prefeito está de parabéns", disse.
Também presente, o secretário da Saúde, Elias Natan, salientou o resultado positivo que vem tendo com o projeto, principalmente por levar serviços para áreas mais descobertas ou remotas, facilitando o acesso. "Essa ação itinerante está se realizando tanto na sede quanto na Costa de Camaçari. Isso além de ampliar o acesso, consegue diminuir, consequentemente, a demanda da procura durante a semana, o que facilita as famílias que não têm tempo".
A expectativa é que cerca de 2 mil moradores sejam atendidos neste sábado. Aqueles que desejam que o projeto chegue ao seu bairro, basta usar os canais da Ouvidoria SUS para sugerir.
Foto: Adeilson Carvalho