A Prefeitura de Dias d'Ávila, através da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), realizou na tarde desta segunda-feira (18) a entrega de 330 novos uniformes aos alunos da Escola de Ballet Diasdança, que funciona dentro da Escola Municipal Padre Camilo Torrent, no bairro do Cristo Rei.
Vale destacar que é a primeira distribuição de uniformes à Escola de Ballet na atual gestão, já que por conta da pandemia da Covid-19, não foi possível ter aulas presenciais no ano de 2021. Todavia, a escola não parou durante o ponto alto da pandemia, oferecendo aulas online para os alunos no referido período.
O evento começou às 16h30 e contou com as presenças do Prefeito Alberto Castro, da Secretária de Educação Hermínia Souza e do Vereador Professor Mazinho. Antes das entregas do fardamento, a coordenadora da Escola Diasdança, Biuna Bizerra, explicou todo o procedimento da retirada do kit, bem como dicas de utilização, conservação e devolução (aos alunos que saem da escola de dança, independente do motivo). Na sequência, aconteceu um desfile onde foi apresentado aos novos alunos, como usar o uniforme e a função de cada item que compõe o fardamento. Em seguida, houve a apresentação de dança moderna da turma Intermediário, que pertence ao nível mais avançado do curso, e que se forma neste ano de 2022.
Por fim, foi realizado o desfile das crianças iniciantes (de 5 anos de idade), que encantou os pais e seus convidados, e a entrega do fardamento. As meninas receberam uma mochilete, sapatilha de meia ponta, collant e saia, enquanto os meninos receberam uma mochilete, camisa, legging e sapatilha. De acordo com Biuna Bizerra, é a primeira vez que os meninos são agraciados com uniforme da escola de balé.
Ainda segundo a coordenadora da Diasdança: "a importância da escola na vida dos munícipes vai além de uma simples atividade física complementar. Através da escola, os nossos alunos descobrem na dança uma possível profissão, e é esse também um de nossos objetivos: formar novos bailarinos e novos professores de dança. Além disso, as famílias encontram na escola de balé o envolvimento com a arte e, diga-se de passagem, uma arte extremamente elitista como o ballet é ofertada gratuitamente a toda a população diasdavilense."
Biuna também destacou a parceria da DiasDança com o Ballet do Teatro Castro Alves (BTCA), em que os alunos da Escola de Ballet vão até o BTCA, onde recebem aulas de observação e os bailarinos do Ballet Teatro Castro Alves vêm para Dias d'Ávila, onde ofertam workshops para as turmas avançadas da escola.