Camaçarí / BA - 14 de Julho de 2025
Publicado em 02/07/2025 23h22

Vereadores participam de apresentação da fábrica da BYD em Camaçari

.
Por: tv

Vereadores de Camaçari participaram, na manhã desta terça-feira (01/07), do evento que marcou a apresentação da fábrica da BYD (Build Your Dreams) em Camaçari. O ato simbolizou o início da fase de testes da unidade, que tem expectativa de gerar 20 mil empregos diretos e indiretos quando todas as fases do projeto estiverem concluídas.

Considerada um marco para a indústria automotiva nacional, em que o foco da produção está em veículos elétricos e híbridos, a fábrica tem cerca de R$ 5,5 milhões em investimentos, com uma planta que soma uma área de 4,5 milhões de metros quadrados. Nesse espaço estão instalados 26 galpões, pista de testes e outras estruturas dedicadas à produção de até 12 modelos de veículos. Inicialmente, a capacidade de fabricação será de 150 mil veículos por ano.

Alexandre Baldy, vice-presidente sênior da BYD no Brasil, destacou o compromisso da empresa em se tornar número um no Brasil. "Temos uma estrutura que representa não só tecnologia de ponta, mas principalmente a confiança e o potencial que tem no Brasil e, em especial, nos baianos. Não estamos aqui para montagem apenas, estamos para produzir, gerar tecnologia e desenvolvimento. Seremos uma cadeia produtiva que transformará o futuro da mobilidade, junto com os fornecedores e os baianos. Temos aqui um compromisso com a cidade de Camaçari, de gerar emprego, formar a transformar talentos, com os fornecedores aqui também instalados, tudo para tornar esse Polo Industrial forte novamente", afirmou.  

Para a vereadora Neidinha (PT), o momento tem importância histórica para a cidade. "Como vereadora, fico feliz em poder participar deste momento que marca o futuro não só da nossa cidade, mas do país. É o início de um novo tempo e queremos aqui convocar os trabalhadores e trabalhadoras da nossa cidade para estarem preparados para esse novo momento que tem exigido mais qualificação profissional. Um novo tempo, novas tecnologias e os profissionais, especialmente as mulheres, precisam estar atentas a essas novas oportunidades", afirmou.

O vereador João Dão (PSB) destacou a questão da empregabilidade e da geração de renda para a cidade, que foram prejudicados com a saída da Ford, e que agora a BYD traz uma nova esperança. "A Ford movimentou a rede produtiva da cidade e isso foi prejudicado com a sua saída. Com a vinda da BYD a gente volta a acreditar na geração de postos de trabalho. A cidade vai ganhar com a movimentação criada pela instalação e funcionamento desta empresa. A expectativa agora está na chegada da produção total da fábrica, fazendo com que Camaçari volte ao mapa internacional em um patamar ainda melhor", opinou.

Por sua vez, o vereador Dentinho do Sindicato (PT) afirmou que suas expectativas são positivas em relação à prioridade na contratação de profissionais da cidade. "Hoje estamos felizes em ver o ponta pé inicial que vai trazer mais oportunidades, mais geração de emprego e renda e o fortalecimento da economia do nosso município. Estamos felizes porque sabemos que aqui teremos homens e mulheres de Camaçari, coisa que foi negociada a todo o tempo, que é a contratação da mão de obra local, com homens e mulheres de Camaçari em cargos de chefia também aqui dentro", finalizou.

Publicidade

Comente essa notícia