Camaçarí / BA - 20 de Setembro de 2024
Publicado em 13/08/2024 21h16

Mais de 3 mil animais silvestres são resgatados pelo Cetas neste ano na Bahia

Somente em julho, cerca de 626 animais foram acolhidos pelo Centro de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), em Salvador
Por: Metro 1

Mais de 3 mil animais silvestres são resgatados pelo Cetas neste ano na Bahia

Foto: Joá Souza/GOVBA

Por: Metro1 no dia 13 de agosto de 2024 às 18:50

Atualizado: no dia 13 de agosto de 2024 às 18:51

O Centro de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), acolheu, desde o início do ano, um total de 3.032 animais por meio de resgates e entregas voluntárias. Somente em julho deste ano, em Salvador, cerca de 626 animais foram recebidos.

De acordo com o órgão, entre os novos moradores temporários, estão espécies que requerem cuidados especiais antes de serem reintroduzidas em seus habitats naturais, como análise veterinária, além de reabilitação comportamental e nos hábitos alimentares. O retorno desses animais à natureza é realizado pelo Inema em áreas especialmente designadas para esse fim, escolhidas por suas características ambientais favoráveis, como vegetação preservada, presença de recursos hídricos e baixas ameaças à fauna local.

“O trabalho de conservação dos animais silvestres é fundamental para manter o equilíbrio dos ecossistemas e proteger a biodiversidade,” destacou Haeliton Cerqueira, biólogo e gestor do órgão. “Cada espécie tem um papel vital no meio ambiente, e nosso esforço é garantir que esses animais possam retornar à natureza em segurança, contribuindo para a saúde do planeta. Além disso, é essencial educar a população sobre a importância de preservar a fauna, evitando práticas que possam causar danos irreparáveis.”

Comente essa notícia