Publicidade
Camaçarí / BA - 25 de Novembro de 2024
Publicado em 10/04/2024 12h09

Plano Cicloviário de Camaçari é pauta de reunião entre secretarias

A fim de apresentar e discutir o Plano Cicloviário do município, importante ferramenta para a mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra)
Por: Ascom PMC

A fim de apresentar e discutir o Plano Cicloviário do município, importante ferramenta para a mobilidade urbana da cidade, a Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra), promoveu uma reunião com representantes da Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), e da Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STT).
 
O encontro aconteceu na sede da Seinfra, terça-feira (9/4). Na oportunidade, o diretor de obras e coordenador da Unidade de Gestão de Projetos (UGP) da pasta, Jeferson Marinho, ressaltou a importância do trabalho conjunto entre as diferentes secretarias municipais. "Essa colaboração nos permite agregar qualidade e celeridade às ações e estabelecer estratégias de curto, médio e longo prazo para a implementação eficiente de ciclovias e ciclofaixas, tanto na sede quanto na orla da cidade", afirmou.
 
Dessa forma, o Plano Cicloviário visa integrar toda a cidade, observando as demandas e viabilidades dos diferentes bairros, respeitando critérios que contemplem as secretarias. Para isso, está sendo realizado um estudo minucioso que considera desde a expansão urbana até o fluxo de ciclistas em áreas específicas, passando pela integração com o transporte público e o acesso a serviços essenciais, como escolas e unidades de saúde, bem como ao sistema de estacionamento Zona Azul, quando for implementado na cidade.
 
Durante a reunião, a equipe responsável pelo plano compartilhou detalhes da infraestrutura proposta, incluindo a extensão das ciclovias e medidas de segurança para os ciclistas. Gerson Santana, responsável pela área de Projetos da STT, destacou o papel da superintendência no apoio ao planejamento e na promoção do uso da bicicleta como meio de transporte. "Viemos para contribuir com a análise do que já foi executado na cidade e com o que pode vir a ser ampliado e anexado. Juntamente, com as demais pastas, planejamos juntar as experiências e ter um bom êxito nesse trabalho, contribuindo ainda com os dados, as estatísticas e medidas de inclusão que forem sendo solicitados", afirmou.
 
Além dos aspectos técnicos, a reunião abordou os próximos passos para a execução eficiente do plano. O urbanista Fábio Costa, coordenador de Planejamento de Projetos da Sedur, também destacou a integração com outras peças de planejamento urbano. "Ele pode se integrar a outras três peças, que é o Plano Municipal de Mobilidade (Plamob); o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU); e, no modo mais macro de planejamento, ao Plano Plurianual, que vai começar a ser elaborado em 2025".
 
Promovido como parte do Programa de Integração e Desenvolvimento Urbano, Social e Ambiental de Camaçari, realizado através da administração municipal em parceria com o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, o debate serviu, ainda, para explorar a viabilidade do plano, buscando contribuir com uma inclusão mais estratégica sobre as possibilidades de expansão e aprimoramento dessas iniciativas.

Foto: Josué Silva

Comente essa notícia