A Prefeitura de Camaçari iniciou nesta quinta-feira (10/8) o ciclo de fóruns temáticos para elaboração da revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e dos Códigos Urbanístico, Ambiental e de Obras do município. O primeiro encontro, de um total de seis, que serão promovidos pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur), foi realizado no Auditório da Secretaria de Governo (Segov), e abordou sobre mobilidade e estrutura urbana.
A temática "Acessibilidade: Desafios para uma cidade mais acessível, legislações vigentes no país, o que o PDDU pode contribuir", foi explanada pelas arquitetas, urbanistas, Maria Célia e Alba Sena, coautoras do livro: Acessibilidade – 14 profissionais e 1 propósito. "A acessibilidade é a possibilidade para todas as pessoas usarem todos os prédios. Hoje somos um país de sessentões, precisamos preparar as cidades para estas mobilidades", destacou.
O coordenador do Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Transporte e Meio Ambiente (CETRAMA), Juan Pedro Moreno, abordou sobre Mobilidade e Estrutura Urbana, trazendo visões integradas para o planejamento, um olhar para o transporte público, orientando o desenvolvimento urbano. "Não existindo políticas contundentes para a descentralização das atividades urbanas na RMS [Região Metropolitana de Salvador], as intervenções na macro acessibilidade (transporte de alta capacidade), não conseguirão redistribuir a acessibilidade pelo território de forma homogênea, originando um conjunto de impactos, como reforço da concentração de atividades urbanas em poucas centralidades; da segregação urbana, com reflexos nos índices de violência urbana; degradação do centro histórico e o declínio das atividades econômicas com impactos no setor imobiliário e de serviços conexos", destacou.
Sérgio Melo, foi outro palestrante que tratou sobre a mobilidade urbana, que segundo ele, "é a condição criada para as pessoas e cargas poderem se movimentar entre as diferentes zonas de um espaço urbano", salientou.
Maria Albertina, moradora do Parque Verde 1, achou o debate importante. "Achei maravilhoso, porque tratou de mobilidade e acessibilidade. Para mim, para existir a mobilidade, tem que ter a acessibilidade. Eu acredito que, com a revisão do PDDU, a prefeitura vai poder estudar melhor essas questões", concluiu.
Para Laila Magarão, analista de legalização da Construtora Tenda, foi um momento de maior conhecimento. "Acho importante os fóruns e debates. É nesta hora que a gente entende como a equipe, que está atuando nesse processo de revisão do PDDU, está estruturada dentro dos temas que a gente vem abordando. Isso só faz agregar, para que a gente tenha um plano diretor de uma forma completa", destacou.
As discussões, que ocorrem até o dia 18/8, envolverão especialistas das áreas de Desenvolvimento Social e Cultural, Econômico, Meio Ambiente, Uso e Ocupação do Solo, também de Políticas Urbanas Setoriais. "Eu estou muito feliz com o resultado deste primeiro fórum. Falamos aqui de temas importantes, como acessibilidade, estrutura urbana e planejamento. E esse é o nosso objetivo, construir um Plano Diretor, com a participação de todos", disse.
Também estavam presentes no fórum, o subsecretário da Sedur, Arnaldo Brito, a titular da Secretaria do Turismo (Setur), Cristiane Bacelar, e a subsecretária do Governo, Ilay Ellery.
Confira abaixo o cronograma completo com as datas e os temas do ciclo de fóruns temáticos:
12/08 (sábado)
Tema: Desenvolvimento Social e Cultural
14/08 (segunda-feira)
Tema: Desenvolvimento Econômico
15/08 (terça-feira)
Tema: Meio Ambiente
17/08 (quinta-feira)
Tema: Uso e Ocupação do Solo
18/08 (sexta-feira)
Tema: Políticas Urbanas Setoriais
Foto: Arquivo