Foto: Peter Ilicciev/Fiocruz
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nesta segunda-feira (3) a recomposição financeira para os serviços residenciais terapêuticos e para os centros de atenção psicossocial (Caps), totalizando cerca de R$ 200 milhões para o orçamento da Rede de Atenção Psicossocial de 2023.
O anúncio foi feito durante a 17º Conferência Nacional de Saúde, que acontece até quarta-feira (5) em Brasília e reúne representantes da sociedade civil, entidades e movimentos sociais. Nísia declarou que, durante os encontros preparatórios para a conferência, surgiram dois pontos de consenso: o reforço do Sistema Único de Saúde (SUS) e da democracia.
O montante anunciado representa um aumento de 27% no orçamento da rede. Ao todo, o recurso destinado pela pasta aos estados será de R$414 milhões no período de um ano. O repasse será direcionado para um total de 2.855 Caps e 870 SRT existentes no país.
Desde março deste ano, 27 novos Caps, 55 SRT, quatro unidades de acolhimento e 159 leitos em hospitais gerais foram entregues. Além disso, também foi criado o departamento de Saúde Mental.