Para premiar militares que, por dedicação e capacidade, desenvolveram os valores morais da nacionalidade e o sentimento das obrigações com a Pátria, contribuindo para fortalecer a cidadania e o civismo, aconteceu na noite desta quarta-feira (1º/12), a cerimônia de formatura de licenciamento dos 37 atiradores que concluíram o Curso do Tiro de Guerra 06-026. A solenidade foi realizada na área externa e interna da instituição, localizada no bairro Alto da Cruz.
Para o chefe de instrução do Tiro de Guerra 06-026, o subtenente Fernando Giolo, hoje é um dia de festa. "Nós estamos coroando nosso ano de instrução depois de um longo período de atividades intensas, com instruções teóricas e práticas, e enfim chegou o tão sonhado dia da formatura. São 37 jovens repletos de valores que entregamos para a sociedade", explicou.
De acordo com Giolo, 2021 foi um ano atípico por conta da pandemia e com isso as atividades ficaram suspensas no início do ano. As atividades foram retomadas em agosto e desse período até o fim de novembro, as instruções ocorreram de segunda-feira a sábado, das 5h45 às 7h45. Entre as atividades paralelas ao Tiro de Guerra, o grupo realizou tiro e instrução de Técnicas Especiais, com a realização de Pista de Corda e Transposição de Curso d'Água no 19º Batalhão de Caçadores (BC), uma unidade do exército brasileiro, localizado em Salvador; acampamento básico no 6º Batalhão de Polícia do Exército (6º BPE), situado na capital baiana; orientação em campanha e instrução de alimentos de origem animal e vegetal, no 35º Batalhão de Infantaria (BI), em Feira de Santana.
"Foi um tempo com muitas atividades práticas e muitas oportunidades para conhecer os batalhões da Bahia e de poder verificar de perto como funciona o quartel, quais são as atribuições de um soldado. Essa experiência foi muito importante para a formação dos atiradores", disse o subtenente Giolo ao informar que, consagra o final do ano letivo com uma formatura de encerramento na qual foram entregues várias premiações.
Entre as honrarias, os jovens receberam estatuetas e premiação de melhor atirador combatente, melhor aptidão física, atirador destaque, amigo da turma, além da moeda Tiro de Guerra Challenge Coin (moeda desafio). Ainda na cerimônia, oito militares foram promovidos à Cabo de 2º categoria, recebendo diploma e a divisa de cabo.
Como símbolo de reconhecimento ao apoio prestado ao Tiro de Guerra 06-026, o vice-prefeito José Tude também foi prestigiado com a Challenge Coin. "Eu tive a honra e a sorte de trazer novamente o Tiro de Guerra, entre os anos de 96 e 98, que tinha sido extinto, e de lá pra cá é uma alegria ver várias turmas sendo formadas, por jovens que saem com o entendimento do que é cumprir um dever, do que é respeitar os símbolos nacionais. Então é um momento de muita felicidade e, hoje, poder receber uma homenagem me deixa muito orgulhoso", disse Tude ao desejar "vida longa ao Tiro de Guerra 06-026".
O evento ainda contou com o ato de assinatura do Livro de Ouro, destinado aos atiradores que compareceram a 100% das sessões de instrução e com a entrega do Diploma ao Mérito, homenagem para os atiradores que mantiveram excelente atividade e modelar comportamento nos encargos que lhes foram atribuídos.
O atirador João Paulo da Silva de Jesus, morador do Parque Verde I, recebeu a condecoração de Melhor Atirador Combatente e esbanjou muita felicidade. "Esse é o encerramento de um ciclo muito importante. Estou muito feliz por esse sonho realizado", disse ao apresentar a família, que fez questão de estar presente no evento.
A solenidade foi abrilhantada com o som da Filarmônica 28 de Setembro e com a presença dos familiares dos atiradores, que, emocionados, recepcionaram seus filhos após a jornada de instruções.
Participaram da solenidade o gestor da Secretaria do Desenvolvimento da Agricultura e Pesca (Sedap), Antonio Falcão; o diretor-presidente da Limpeza Pública de Camaçari, Áldene Motta; o superintendente da Superintendência de Ordenamento e Fiscalização do Uso do Solo (Suofis), Pedro Cezar Archanjo; o coordenador da Defesa Civil, Ivanaldo Soares; além de personalidades militares do 12º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Camaçari, da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE/Polo), do 10º Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) e da 53ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPIM/Mata de São João).