Um bebê de 11 meses e outras três crianças de 9, 11 e 13 anos, foram encontradas com vida após passarem 17 dias perdidas na mata da Amazônia Colombiana. Eles estavam perdidos desde o dia 1º de maio, quando o avião em que estavam viajando apresentou uma falha mecânica e caiu. Os quatro são os únicos sobreviventes do desastre.
“Graças à orientação do nosso cachorro Ulises, as Forças Especiais encontraram um abrigo improvisado e elementos que dariam pistas sobre o rastro dos menores desaparecidos após o acidente”, informou o presidente colombiano Gustavo Petro pelo Twitter.
Os trabalhos de busca terminaram com um balanço de dois mortos, identificados como o piloto da aeronave e a mãe das crianças. O acidente aconteceu província de Caquetá. Segundo o órgão oficial de atendimento a desastres, o piloto relatou problemas no motor da aeronave minutos antes do acidente.
Conforme informado pela Onic (Organização Indígena da Colômbia), os huitoto, etnia da qual as crianças pertencem, vive em familiaridade com as condições da Amazônia e mantém as tradições da caça, pesca e colheita de frutos. Provavelmente, essa experiência pode ter ajudado na sobrevivência das vítimas.