Com o tema "Resistência e Sustentabilidade", a Câmara Municipal de Camaçari realizou na manhã desta sexta-feira (19/11) uma sessão especial em comemoração ao Dia da Consciência Negra, que é festejado nacionalmente todo dia 20 de novembro, data que é uma alusão à data da morte do líder quilombola Zumbi dos Palmares, em 1695. A data foi instituída pela a Lei Federal 10.639/03.
Com um plenário lotado de personalidades do município ligadas às religiões de matriz africana, grupos de capoeira, manifestantes culturais, professores e lideranças comunitárias e religiosas, a sessão foi presidida pela proponente, a vereadora Fafá de Senhorinho (DEM). Em sua fala de abertura, a vereadora foi contundente: "independentemente da cor da pele, todos devem ser tratados de forma igual. Esta sessão é para homenagear os Zumbi dos Palmares de nossa época".
O primeiro palestrante a usar da palavra foi o colaborador da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sedes) e coordenador de Promoção da Igualdade Racial, José Anísio, que discorreu sobre as realizações da pasta para as comunidades tradicionais do município na atual gestão. Já o coordenador nacional de diversidade do partido Democratas, Bruno Alves, tratou do tema "Negro no Poder", destacando a situação do povo negro enquanto força política transformadora. "Seja no parlamento ou no executivo nacional, não encontramos o negro ocupando cargos de poder. Nós somos graduados, mestres, doutores e estamos capacitados para todas as funções em todas as atividades", afirmou.
A coordenadora da Rede Refavela, Janete Santos, falou sobre "Movimentos sociais com recorte em gênero", trazendo sua experiência como coordenadora sobre como as pessoas costumam enxergar os moradores periféricos. "As pessoas precisam parar de rotular de forma negativa as pessoas que moram no Minha Casa, Minha Vida. Nós não somos mulheres vulneráveis, somos mulheres que foram colocadas em situação de vulnerabilidade. O que queremos hoje é justiça social e oportunidades para que possamos nos desenvolver com dignidade e segurança".
Após a apresentação dos palestrantes, deu-se início a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, que é uma das honrarias da Casa destinada às personalidades negras que exercem impacto positivo no município. Entre os homenageados estava a repórter da Casa e funcionária efetiva Fernanda Santana, o pastor evangélico e coaching Gildemar Matos, a educadora física e contra-mestre de capoeira Jane Reis, e o sacerdote de matriz africana Tata Paulo dos Santos. Segue abaixo a lista dos homenageados:
VEREADOR PROPONENTE / HOMENAGEADO
DENI DE ISQUEIRO: ELISABETE DE SOUZA
DENTINHO DO SINDICATO: DILZA MARIA DE JESUS (DONA ZUZU)
FAFÁ DE SENHORINHO: RITA MARIA DE CÁSSIA SILVA (RITA DO ACARAJÉ)
TAGNER: MARIA VILMA DA SILVA MARTINS
JAMESSOM: MARIVALDO BOMFIM
DUDU DO POVO: GILDEMAR MATOS
NILTINHO: ALAM DIAS DE ALMEIDA
IVANDEL PIRES: SANDRA CONCEIÇÃO DOS SANTOS
FLÁVIO MATOS: LUANA DO CARMO SANTOS
GILVAN SOUZA: JANE CRUZ DOS REIS
JUNIOR BORGES: ALGA BORGES
VAVAU: FERNANDA SOUZA DE SANTANA
HERBINHO: PAULO DOS SANTOS
PROFESSORA ANGÉLICA: KARINA SANTOS