Durante evento de lançamento do Song Plus, modelo de luxo da marca, em São Paulo, o vice-presidente da BYD no Brasil, Alexandre Baldy, fez questão de anunciar até a hora da inauguração — 9h —, num sinal de que a marca havia, finalmente, definido quando estreia a produção no Brasil.
A unidade de Camaçari é uma nova instalação, que ocupa o mesmo espaço onde funcionou a fábrica da Ford, fechada em 2021. Lá serão inicialmente produzidos o modelo compacto Dolphin e o SUV Song PRÓ. Inicialmente, os carros serão montados com kits de peças importadas da China.
A BYD inaugura a fábrica num momento em que já ostenta uma bem estruturada rede de comercialização no país, com 180 concessionárias e previsão de chegar a 272 até o fim do ano.
Em abril, a marca chinesa alcançou o sétimo lugar no mercado brasileiro, superando a Honda.
Em 2024, as vendas da marca no Brasil somaram 76,7 mil veículos, 327,68% acima do volume de 2023, quando foram comercializadas 17,9 mil unidades.
No evento desta quarta-feira, a BYD revelou, ainda, os preços dos novos lançamentos: Song Plus a R$ 249.990 e o Song Premium a R$ 299.800.