Foto: COB
O judoca Willian Lima garantiu a primeira medalha do Brasil nas Olimpíadas de Paris. A disputa pela medalha de ouro aconteceu neste domingo (28) na Arena Campo de Marte, em Paris. O atleta levou a medalha de prata na disputa.
No início da luta, Willian sofreu uma punição. Depois, o brasileiro passou a se defender e tentar golpear no adversário até que o japonês, Himufi Abe, aplicou 2 waza-ari (ippon) e venceu a competição para conquistar, então, a medalha de ouro. Ele foi também o medalhista de ouro em Tóquio, em 2021. Além disso, conquistou o título do Mundial em 2017, 2018 e 2022.
A judoca de São Vicente, Larissa Pimenta, saiu com o bronze na categoria até 52kg após bater a italiana Odette Giuffrida, atual campeã mundial, na disputa da medalha. Sua conquita é a 18ª do judô brasileiro na história das Olimpíadas. No total, o Brasil conta agora 26 medalhas nos Jogos, com quatro ouros e quatro pratas no esporte. Larissa compete em sua segunda Olimpíada, agora campeã.
A atleta de apenas 16 anos, Rayssa Leal, também conquistou sua segunda medalha olímpica, a de bronze. Nos Jogos de Tóquio-2020, Rayssa ficou com a prata na mesma categoria, a skate street. A jovem bateu seu melhor marca, chegando aos 92.88 na segunda manobra.